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Guia Basico de RP

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Mensagem por Mushro Qui Dez 01, 2011 12:12 pm

Guia de RP para o Ragnarok

O que é RP?É a sigla de Role Playing. Role Playing vem de RPG, que significa Role Playing Game, que é o Jogo de Interpretação de Personagens. Role Play é, então, interpretar.

Jogar interpretando é fingir que o seu personagem de Ragnarok é vivo. É como se ele tivesse uma vida dele, e o mundo de jogo fosse um lugar real para ele.

Como se interpreta um personagem?
A primeira coisa a se fazer é aprender a “falar”. Quando você manda uma mensagem no jogo, aparece uma caixa de texto acima do seu boneco (o personagem). Se fosse uma história em quadrinhos, isso seria o balão de fala dele.

Imaginem o Cebolinha, da Turma da Mônica. Qual das frases abaixo é a dele?

1) Dloga! Meu plano deu elado de novo! Laios e tlovões!
2) Ô César! Traz mais um pouco de café aí! E o meu celular também!

É claro que é a 1. O Cebolinha não tem nenhum amiguinho chamado César, e nem tem um telefone celular. A frase 2 possivelmente seria do seu desenhista, falando com um amigo de estúdio enquanto desenha.

Desse modo, “falar” ao interpretar um personagem é falar como o personagem falaria, não como você falaria. Então, o que ficaria mais legal para interpretar? Veja as duas frases que um personagem poderia dizer para explicar a MESMA ação.

1) Ow! Vamu upar lá em GH! Preciso de mais XP.
2) Amigo, vamos até Glast Heim? Preciso melhorar minhas habilidades!

A frase dois seria o que um personagem diria. E não precisa ser formal ou clássico (“Milady, sois tão bela que ofusca minha visão ao contemplar-te!”). Basta falar como o personagem falaria se o mundo do jogo fosse real.

Como eu interpreto as ações do personagem?
Essa técnica é usada por jogadores de RPG em chats de batepapo. E na verdade, ela veio dos primórdios dos batepapos, quando os participantes não tinham como expressar suas emoções. Então, utilizando as palavras entre asteriscos, eles simulavam o que sentiam. Algo como “Nossa, muito engraçado! *rolando de rir*”

Na interpretação de personagem no jogo, é assim também, mas não apenas com sentimentos. Você também pode simular ações. Por exemplo:

Claro que podemos conversar *me encosto na parede* Diga, o que quer?

Realmente, está calor mesmo *pego água do lago e passo no rosto*

Está servido? *ofereço um copo de suco*

Como falo sendo JOGADOR?
É inevitável. Mesmo jogando interpretando, sendo fiel ao sentimento de só falar como o personagem, uma hora você terá que responder como jogador. Talvez um amigo seu te pergunte um dado técnico, ou algum motivo faça você ter que desligar o jogo. Enfim, você precisará falar como Jogador, não como Personagem.

Para isso, utiliza-se os parênteses. Frases escritas entre parêntes representam o Jogador falando no lugar do personagem. Por exemplo.

[Xi, meu celular tá tocando! Peraí que vou atender galera, já volto!]

[Hm, qual carta permite soltar Cura mesmo?]

Como crio uma história para o meu personagem? Não sei fazer!
Calma, não é difícil.

Temos o cenário, com o mundo de “Rune Midgard”. E dentro deste mundo estão as localidades que seus personagens habitam: Prontera, Payon, Calabouço Orc, Templo Escondido, etc.

Comece pelo básico.

1- De onde seu personagem é ou veio?
Veja o mapa e escolha algum lugar legal para ele. Se estiver em dúvida, faça o básico:

Espadachins/Cavaleiros - Izlude ou Prontera
Magos/Bruxos - Geffen
Mercadores/Ferreiros - Alberta
Gatunos/Mercenários - Morroc
Arqueiros/Caçadores - Payon
Noviços/Sacerdotes - Prontera

2 - O que fez ele se tornar um aventureiro (ou “personagem do jogo”)?Olha quantas opções:
- Ele fugiu de casa
- Busca vingança pela morte de alguém querido
- Precisa reunir dinheiro para pagar uma dívida de família ou resgatar alguém
- Procura poder para destruir uma maldição
- Cumpre o legado de lutas da família
- Quer se tornar um defensor das pessoas
- Quer matar o rei e tomar o lugar dele

Se nada acima te satisfez, faça o que pode de melhor: invente um motivo. “Eu sou um Mago porque meu pai é Cavaleiro e não acredita em magia. Quero provar para ele que magia existe”. “Eu sou um Gatuno porque um dia serei um Mercenário e vou poder usar aquela arma secreta de família guardada há tanto tempo”.

3 - Qual o objetivo de vida do seu personagem? Para quê ele existe?
Cuidado com essa escolha. Se você escolher algo muito difícil, pode se cansar de tentar buscar ela, e vai se entediar com a partida. Se for algo muito fácil e você conseguir logo, também perde a graça.

Balanceie o objetivo do seu personagem. Se o seu objetivo for conseguir uma Espada Elemental de Fogo, e um dia você efetivamente a conseguir, esteja preparado para dar novos horizontes para o personagem.

“Hmmm, agora que consegui minha Espada Elemental do Fogo, que se chamará ‘Flanamir’, vou caçar um demônio elemental que assombra um vilarejo ao sul”.

No exemplo que eu dei, não precisa, de fato, existir um vilarejo ao sul no mapa do jogo. Mas ele é o local onde agora seu personagem recebe a glória por proteger o lugar na sua história, e onde ele descansará quando não estiver lutando com os amigos, ajudando eles em seus objetivos.

4 - Interaja com os cenários do jogo
Preste atenção. Morroc é um deserto! Ele é, teoricamente, um lugar muito quente! Então pare na sombra para descansar. Se vir água, ande com o personagem até ela e refresque-se. Coloque Pets nela para eles “beberem um pouco de água”, e coisas assim. Se estiver na taverna da cidade, sente para relaxar: “*puxo um banco e sento* Eeeei! Taverneiro!!!! Vinho, depressa!”

Você é menina e é vaidosa? Então porque sua personagem vai ter que pisar naquela água suja que infesta o segundo nível do Calabouço Orc? Faça show, peça para te carregarem no colo, mas não aceite sujar sua roupa limpinha naquela água fétida!

5 - Faça ações simples
Valorize as pequenas coisas. Pegue itens que não existem (*seguro um copo*), ou então use os que tem em jogo!

*Entrego uma flor para você* (abra a janela de negociação e realmente DÊ uma flor)

Fique cansado quando andar a pé de uma cidade para outra. Reclame da distância e faça piadas (“Droga! Quando vão inventar o metrô? Hã? Não, pensei alto apenas...”). Não deixe passar nem mesmo o excesso de peso do seu personagem (“Droga! Peraí, eu sou forte, mas não tanto! Agora pesou!")

Não se limite a recolher espólios (drops, ou “itens dropados") dos monstros. Imagine que seu personagem CORTOU ELES dos monstros, e que se você não for vendê-los, agora são troféus (“Olha aqui: cauda de raposa de 9 caudas. Matei duas sozinho e decepei como troféus!")

6 - Dê peculiaridades para o personagem
Seu personagem precisa ser único para ser lembrado. Se você ficar igual a todos, será apenas mais um. Então seja diferente.

É um cavaleiro? Varie nos itens que utiliza.
“Barbatanas? Não sou um peixe pra usar isso”.
“Eu não uso elmos. Eles estragam meu cabelo”.

É um mago e tem uma carta Vitata? Coloque um chapéu de enfermeiro e só então use a Cura nos seus amigos.

Usa óculos escuros? Tire eles quando entrar em casas.
“*Tiro os óculos* hmm, estou vendo melhor aqui na sombra agora”


Com esse modo simples de jogar, você verá que o Ragnarok ganhará outra dimensão. O jogo parecerá muito mais legal. Agir em grupo será muito mais divertido, e cada item que você encontrar terá um significado e valor muito maior do que os que os NPCs pagam nas lojas (ou outros jogadores nas ruas).

Espero que este guia tenha servido para algo. Pretendo escrever em breve um com dicas para não apenas interpretar os personagens, mas para fazer jogos/eventos de interpretação


Última edição por Mushro em Sex Dez 09, 2011 11:34 pm, editado 2 vez(es)
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Mensagem por Tatsu Qui Dez 01, 2011 1:00 pm

Guia bem feito, explicando os principios basicos de RP, otimo para os novatos aprenderem.

Já conhecia bem,sendo que já participei de clãs RP. ^^'

Muito Bom Mushro !




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Mensagem por Hoozuki Qui Dez 01, 2011 1:23 pm

Realmente um ótimo guia!
Mas faltou citar outas coisas, como o sistema de lutas usando o "/dice", por exemplo.

Eu sei que esse tipo de guia precisava ser postado o mais rápido possível, pois iremos entrar de vez no RP, mas eu preferia mil vezes um guia próprio, mesmo que este fosse "inferior" ao postado, mas seria o "nosso guia de RP" e não o dos "outros", creio que teríamos capacidade de criar um.

Mas ele será bem útil(Muito útil!), enfim, espero que tenha entendido a minha crítica.
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Mensagem por Mushro Qui Dez 01, 2011 1:47 pm

Hoozuki escreveu:Realmente um ótimo guia!
Mas faltou citar outas coisas, como o sistema de lutas usando o "/dice", por exemplo.

Eu sei que esse tipo de guia precisava ser postado o mais rápido possível, pois iremos entrar de vez no RP, mas eu preferia mil vezes um guia próprio, mesmo que este fosse "inferior" ao postado, mas seria o "nosso guia de RP" e não o dos "outros", creio que teríamos capacidade de criar um.

Mas ele será bem útil(Muito útil!), enfim, espero que tenha entendido a minha crítica.

Tranquilo Hoozuki se alguem tiver mais alguma coisa que queira acresentar manda por MP para me que eu adiciono ou posta no forum logo em outro topico
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Mensagem por R.M.~ Sex Dez 02, 2011 9:17 am

Interessante, eu não tenho experiencia com RP, mas acho que posso optar aqui, guia show de bola. Eu mesmo não sabia do /dice, aihsaihsaiha.

R.M.~

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Mensagem por Shinu-dono Sáb Dez 03, 2011 6:03 am

ótimo guia *------*, nunca joguei RP, mas jah estou me sentindo no personagem =D
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